terça-feira, 5 de agosto de 2008

León Dormido...

É difícil explicar a magia desse lugar... eu que já viajei para Costa Rica, na América Central... já viajei para muitos lugares do Brasil, nordeste, sul... se não todas as praias do litoral brasileiro, pelo menos as mais bonitas e com ondas mais perfeitas, eu conheci... com excessão de Fernando de Noronha que é caro pra cacete e dá pra voltar pra Galápagos com o $$$ rs... e mesmo sem conhecer, prefiro voltar pras ilhas equatorinas, sem dúvida... Bom, voltando ao assunto, eu conheço muitos lugares, mas esse é sem dúvida nenhuma, o lugar mais alucinante que eu conheci... León Dormido, fica localizado na ilha de San Cristobal... no portinho, você pega um barco pequeno, com um guia que te leva até lá... sem contar que o lugar é muito bonito e que no caminho você passa por uma praia chamada Isla Lobos que é impressionante a cor da água (depois coloco algumas fotos), os lobos marinhos brincando com você, vários atobás de pé azul (foto), maneríssimo para mergulhar também...
Bom, mas eu quero falar sobre León Dormido e não consigo chegar ao assunto rs... São duas "pedras" no meio do mar que formam uma fenda entre elas... o guia (na verdade é um barqueiro) vê a direção da correnteza na fenda e as pessoas mergulham dependendo da direção dela... e o barqueiro vai te buscar do outro lado da fenda... Você mergulha só de máscara e snorkel, não precisa de cilindro e de muito treinamento, só o básico mesmo... Mas, o mais impressionante é no decorrer dessa passagem. Milhares de peixes, milhões de peixes na verdade, tartarugas-marinhas, lobos-marinhos, arraias e muitos, mas muitos tubarões... de algumas espécies como: tintureiro, galapaguero, galha-preta e os mais impressionantes, os tubarões-martelos (foto de minha autoria rs).
É animal, os tubarões não são muito grandes, cerca de um metro e meio cada um e são muito curiosos, vem próximo a você e tal... e não fazem nada rs... Já os tubarões-martelos ficam quietos, são maiores, medem uns 2 metros mais ou menos e ficam no fundo, nem se mexem... pra tirar essa foto, tive que mergulhar bem lá no fundo pra buscar uma distância que a foto ficasse bacana.

Um amigo me perguntou se eu mergulhei dentro de uma gaiola pros tubarões não me atacarem rs... Então, não precisa mergulhar com proteção nenhuma, pra dizer que eu não estava com nada, eu estava usando uma lycra pra proteger do sol e só... nunca teve nenhum registro de ataque de tubarões na ilha, acreditei nessa estatística e mergulhei... Claro, esperei o guia mergulhar primeiro rs...

O lugar é alucinante, acho que só essa palavra pode descrever... é imperdível para todos que visitam o arquipélago... e com certeza, é um lugar que eu gostaria muito de voltar um dia... mesmo tendo muitos lugares para eu conhecer ainda.


Depois coloco mais fotos desse mergulho.
Abraço e obrigado pela visita.

Comenta aí se quiser.

2 comentários:

Leonardo BA disse...

Vim aqui agradecer a visita e os elogios. Bacana esse teu blog também. Gostei das fotos e dicas turísticas. Mas me diz uma coisa: como é que tu foi parar no meu blog?!?!? já 'tava até desanimado com essa função. Teu comentário me estimulou a postar o resto do conto e também outros que tenho. Essa história de cativar o leitor é mesmo complicada, ainda mais num meio como a internet, com tantos recursos e atrativos.
Mas é isso aí. A luta continua. Vamos continuar escrevendo.

Valeu Cassius.
Grande abraço

Leonardo, o contador de histórias.

Unknown disse...

A foto é realmente deslumbrante.
Graças a Deus vc não estreou a estatística de ataque de tubarão em Galápagos, risos.

Para me seguir no twitter: http://twitter.com/cassiusvallim