segunda-feira, 1 de setembro de 2008

O caminho do bezerro...

...história contada numa dinâmica de grupo que fiz hoje com o pessoal da minha empresa, achei muito interessante e resolvi passar para mais pessoas.
"Um dia, um bezerro precisou atravessar a floresta virgem para voltar a seu pasto. Sendo animal irracional, abriu uma trilha tortuosa... cheia de curvas... subindo e descendo colinas... dando uma volta imensa...

No dia seguinte, um cão que passava por ali, usou essa mesma trilha torta para atravessar a floresta. Depois foi a vez de um carneiro, líder de um rebanho, que fez seus companheiros seguirem pela trilha torta.
Mais tarde, os homens começaram a usar esse caminho: entravam e saíam, viravam à direita, à esquerda, abaixando-se, desviando-se de obstáculos e praguejando... até com um pouco de razão... mas não faziam nada para mudar a trilha...

Depois de tanto uso, esta acabou virando uma estradinha onde os pobres animais se cansavam sob cargas pesadas, sendo obrigados a percorrer em três horas uma distância que poderia ser vencida em, no máximo, uma hora, caso a trilha não tivesse sido aberta por um bezerro...

Muitos anos se passaram e a estradinha tornou-se a rua principal de um vilarejo e, posteriormente, a avenida principal de uma cidade...

Logo, a avenida transformou-se no centro de uma grande metrópole, e por ela passaram a transitar diariamente milhares de pessoas, seguindo a mesma trilha torta feita pelo bezerro... centenas de anos antes..."

Moral da história: Os homens têm a tendência de seguir como cegos pelas trilhas de bezerros de nossa mente, e se esforçam de sol a sol a repetir o que os outros já fizeram... Contudo, a velha e sábia floresta ria daquelas pessoas que percorriam aquela trilha, como se fosse um caminho único... sem se atrever a mudá-lo. Quantas vezes nos damos de frente com paradigmas, vícios, manias, chame como quiser... costumes que mesmo que estejam dando certo, se você for pensar um pouco, existe forma muito melhor de fazer a mesma coisa? Em menos tempo... de forma mais rentável... etc...

Pois é, achei manera essa história e apesar dela estar entre aspas, no papel que a instrutora nos deu, não tinha o nome do autor... mesmo assim, dei uma encrementada nela e fiz as montagens toscas também rs...

Bandys, amanhã coloco os selos que você me deu...
Obrigado pela visita...

6 comentários:

Anônimo disse...

Cassius,

Vim conhecer seu blog e saio lhe pedindo um favor. Gostei da história e como sou educadora, gostaria de incrementá-la com alguns toques pessoais e usá-la em minha escola, posso?

Bom te ler, moço!

Beijos!

Sofia Lambert disse...

Olá é um prazer ler seus comentários! São sempre de muita serventia para mim.

Em primeiro lugar, longe de mim criticar a Deus e muito menos a bíblia. O que eu critico, são cristãos que ao contrário de vc, não entendem que "Esses contos bíblicos, são simbologias... são exemplos de situações que você encaixa no seu cotidiano"

como vc disse!!
e levam tudo ao pé da letra, de forma burra, preconceituosa e muitas vezes desumanas! acredito que não temos porque aceitar as escolhas alheias, mas sim temos a "obrigação" de respeitá-las.

No próximo post vou postar um pouco sobre o que me atraiu na religião wicca, não para convencer ninguem de nada e sim pra que os meus leitores saibam um pouco mais de mim ^^ o que pra mim é motivo prioritário no blog ^^

Espero ter vc por lá comentando novamente!

Em relação ao seu post, eu amei, acho que é exatamente assim, se o ser humano não fosse tão "comodista" e pensasse só um pouquinho sobre coisas que estão "pré-estabelecidas", teriamos muitas outras vantagens!

beijoooes obrigada pelo comentario

Cantinho da Cyh disse...

Cassius,muito legaal mesmo a dinamicaa! ;)
as vezes nos somos tao igorante ne?
=/

aah eeh,minha semana estah começando mtu beem!
ehieuheiue
brigada viiu? ;)

bjoo lindo!
;*
boa semana pra ti tbm

Tatah Marley's Confissões disse...

Essa historia se resimui pra mim como uma injeção de ânimo. Simples.
Um soco na cara, para eu aprender a ter vergonha e sair do buraco no qual eu me encontro.

perfeito.
posso te linkar?
;*

Aline Evelyn disse...

Cassius, já briguei feio com meu namorado por causa de um amigo meu!
Ele queria que eu apagasse a foto dele do meu orkut e eu não quis apagar!
Isso gerou uma briga "violenta" mesmo.
Mas falei pra ele que ele tem q aceitar que eu tenho muito mais amigos que amigas!
Não gosto muito de ter amigas pelo fato q vc sitou: a falsidade!
Eu odeio falsidade, e entre amigos (homens) isso não rola!
Brigadinhaaa pela visita lá no meu blog!
Beijooos
^^

Karine Leão disse...

Cassius,

Obrigada pela atenção!

Abraços e boa terça!

Para me seguir no twitter: http://twitter.com/cassiusvallim