quarta-feira, 10 de setembro de 2008

LHC... a recriação do Big Bang...

Quando eu digo Big Bang, acredite, estou falando daquela explosão, que em muitas teorias, dizem que deu origem ao universo... É o maior projeto científico já realizado na Terra foi colocado em operação na manhã do dia 10 de setembro de 2008 e vai ficar funcionando 24hs por dia, durante um ano, no qual irá parar apenas para reformas e para adicionar novos componentes... O que ele é? É como se fosse um túnel circular com 27km de extensão... fica à 100 metros abaixo do chão rs... da superfície... está localizado entre a França e a Suiça... e resumindo, bem resumido, ele é um acelerador de partículas... e está sendo chamado de: "A Máquina mais poderosa do Mundo!".
Ilustração da extensão e de algumas características dele... que são complicadas para entender, mas só para ter uma dimensão... Ao todo foram quase 9000 cientistas do mundo todo, inclusive do Brasil... O teste realizado foi pôr para circular um feixe de milhões de prótons para circular no túnel gigante! rs... e como grande objetivo das equipes envolvidas no projeto era de possibilitar a identificação de novas partículas elementares... Dessa forma, serão geradas temperaturas 100 mil vezes mais elevadas do que as do centro do Sol. Os trabalhos hoje iniciados no CERN (Centro Europeu de Investigação Nuclear) são considerados como a mais arrojada experiência científica jamais colocada em prática.
Esse primeiro teste realizado na manhã do dia 10 de setembro de 2008, foi muito comemorado por todos os envolvidos... e deve ser comemorado por todos... Já que, um motivo prático, um objetivo concreto e instantâneo não existe... o que existe é que a partir dessa experiência, vão poder ser estudados muitas ramificações científicas... sem contar a identificação de novas partículas elementares, já citado... temos como exemplo também, arcos magnéticos... conversão de energia... o vácuo... entre outras coisas que eu nem imagino... Mas temos que lembrar de alguns fatos históricos: As microondas quando foram descobertas... ela não foi pesquisada pensando num forno microondas rs... Mas só depois de descoberta, foram encontrar utilidades pra ela... Pra se ter idéia da importância, estão dizendo que a ciência poderá ser dividida num futuro próximo como: Antes e Depois do LHC.

E o que achei mais interesante, comentado até por um físico brasileiro, chamado Alberto Santoro da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, é que os prótons vão acelerando gradualmente... e para explicar como elas aceleram, o cientista brazuca que está participando das pesquisas, deu o exemplo de um surfista acelerando numa onda... e disse que as particulas de prótons aceleram da mesma forma... nas ondas magnéticas... Maneiro aí!!!

Quanto ao medo de muitas pessoas, sobre a invenção dessa máquina, que quando ela fosse colocada para funcionar... um buraco negro fosse criado através dela rs... É pura ficção e pagação de sapo que rolou na internet e criou força como tudo que é mais imbecil e que dá ibope nesse mundo. Até porque, se fosse criar um buraco negro, já teria criado e hoje já não existiria mais ninguém!!! E quem íria atualizar meu blog? rs...

Informações: site oficial (em inglês) e da radio bandeirantes!
Obrigado pelas 800 visitas!!!

11 comentários:

Camila :) disse...

nha axei muitoo perfa esa criação neh xd
mooh tecnologia e anos de estudo xD

Pétala disse...

oi,vamos sentir os resultados no futuro e espero q não esteja tão longe assim.

sabe, vou escrevendo assim, sem me preocupar com o q possa estar escrito, os sentimentos vão surgindo e vou traduzindo em letrinhas.

bjusss

João Bertonie disse...

rpz, axo meio eskisito essa máquina. Sei lá, um investimento imensurável de trilhões de dólares para descobrir algo que (nao minha opiniao) é super reativo, enquanto na própria França e na própria Suíça tem gente mendigando o pão para viver.
Meio estranha essa história!!!
xD
abraços

Cantinho da Cyh disse...

Onde vamos parar!!
Daki um tempo "vamos" descobrir quem criou deus...iauahiauhiauhai

;* Cassius

Pod papo - Pod música disse...

Eu vi essa reportagem no jornal ontem mas, eu não entendi direito. Eles não tem que colocar a máquina pra explodir?


Beijinhos!

Inside Me disse...

já tinha visto essa matéria em outro blog com o título Brincando de ser Deus, realmente é isso que tá acontecendo, pra quie raios esse povo insano quer criar um buraco negro? pra se fundirem juntamente com toda sua "santa inteligência?" ¬¬' santo pai, onde isso vai parar,dizer que estão gastando milhões de dólares e que tem milhões de pessoas morrendo de fome é "chover no molhado" todo mundo sabe, mas a pergunta que num ker calar é: pq raios, se sabem, numfazem a coisa certa. e eu acho que já descobrindo a resposta: O INTERESSE é o eixo central que move esse mundãodemeudeus. =/

Inside Me disse...

Deus queira que encontrem algo legal nisso tudo. Deus permita que o amor, a solidariedade, nós, o mundo sobreviva! E como shakespeare diz: "Não importa quão delicada seja uma situação sempre existemdois lados" vou dar a mão `a palmatória e torcer pra que o lado bom aflore. bjs meus

Sofia Lambert disse...

Bom respondendo ao seu comentário, eu penso da seguinte forma, concordo plenamente que todos os politicos tem cara de aproveitadores, e que sabemos infelizmente que eles vão tentar e provavelmente conseguir nos roubar!
mas não acredito que deixando de votar, ou votando nulo, vamos resolver a situação, acho que devemos votar, no candidato menos pior, e exigir deles com todas as forças e com o nosso direito de cidadão, que eles cumpram as promessas e façam as coisas nacessárias para obter-se melhorias! Se não exercemos nosso direito de voto, acredito que não temos tbm o direito de reclamar!

Mas enfim...opiniões expostas a parte...em relação ao saeu post, otimo tema ^^/ Ainda bem que o mundo não acabou neh?
hahahhahah

Com certeza um grande avanço científico! Agora vou fazer um comentário meio tosco, mas bem que eles podia descobrir como produzir a máquina de teletransporte neh??
hahhahahahaha

é isso... boa quinta querido!

Taynar disse...

É, me senti num livro do Dan Brown, com aquele negócio de anti-matéria, matéria negra, eu acho, sei lá mais o que.
Sempre disse que, se eu fosse gênio, sério cientista. Eras dos caras fodas!

Beijos, moço

Camila :) disse...

voltaaaa? :)

Camila Gabriela L disse...

Embora seja leiga no assunto aprendi na escola que "para toda ação existe uma reação" e que "o bater de asas de uma borboleta de um lado do mundo pode causar um furacão do outro lado", então não precisa ser gênio para perceber que a "recriação do big bang" a cem metros da superficie da terra é uma experiência bastante suicida e dando ao assunto a importância que ele merece devo relembrar que segundo a mesma teoria, com a explosão se deu origem ao universo, não estou falando só da terra, nem dá potência da explosão de uma bomba no clear, mais do começo de tudo e não dá pra acreditar que isso vai acabar bem. Mais, como rélis mortal que sou, nada posso fazer além de deixar aqui o meu protesto.

Para me seguir no twitter: http://twitter.com/cassiusvallim