domingo, 30 de novembro de 2008

Turma da Mônica Jovem...

Fazia tempo que eu queria escrever sobre esse assunto... Lembra aquela Turma da Mônica? Aquela turminha que fez muito sucesso no nosso passado e que até hoje faz muuuito sucesso, dentro e fora do Brasil? E que é orgulho não só para mim, que nem sou desenhista (mas adoro desenhar), mas orgulho para todos os brasileiros... pois é o quadrinho que mais despontou num mercado tão difícil como esse, onde os preferidos são os americanos e os mangás japoneses!!! Bom, sem fugir do assunto... lembra dessa turminha? Pois é... eles cresceram... (a frase continua no quadrinho do desenho abaixo rs):
...NUNCA VÃO MUDAR!!!

Agora eles tem aproximadamente 15, 16 anos e assumidamente, Mauricio de Souza (criador da Turma da Mônica, dããã novidade) esta tentando, de uma forma bem brasileira, embarcar na onda dos mangás japoneses... Lançou a Turma da Mônica Jovem, em versão mangá, isso mesmo, preto e branco (eu prefiro colorido rs), estilão desenho japonês mesmo... para não perder os leitores (consumidores) quando deixam de ser crianças e deixam também, de ler a tradicional revista da Mônica para começar a ler mangás... Aí a sacada da editora, ou do proprio Mauricio, sei lá... os personagens cresceram também e mudaram pro estilo que agrada mais os pré-adolescentes.Eu, particularmente, gosto de ler quadrinhos a muito tempo e nunca gostei de mangá (ainda não gosto)... Mas estou acompanhando essa serie da Turma da Mônica Jovem que chega esse mês no número 4... Ahhh, eu não li ainda a edição 4 (imagem de cima), mas fiquei sabendo pela internet que é nessa revista que o Cebolinha, que agora é chamado de Cebola, beija a Mônica na boca (na verdade, a Mônica beija o Cebola rs)!!! Um clássico rs... depois de muitas coelhadas... um beijo na boca!!! Foi depois de ler isso que decidi postar sobre o assunto rs...
Também, depois dessa imagem de baixo, na versão infantil e tradicional da turma, eu já suspeitava que ía rolar um dia... num futuro próximo, mas que não foi tão próximo assim rs...Tem muitas outras novidades nessa versão, por exemplo: O Cebola(inha) não troca mais o 'R' pelo 'L', bom, na maioria das vezes, agora ele fala direito... só tem umas recaídas quando está perto de meninas, ou está nervoso com alguma coisa... A outra mudança significativa foi que cresceram mais fios de cabelo, além daqueles cinco fiozinhos canalhas rs... O Cascão toma banho, não gosta muito e ainda tem aquelas sujeiras no rosto, mas ele toma de vez enquando... ahh, e virou adepto dos esportes radicais... A Mônica continua denducinha, mas não é mais baixinha e nem gorducha... ela ainda tem aquele coelho encardido rs... mas não bate mais nos meninos, bom, ainda não bateu... E a Magali, ainda tem a fama de comilona, mas agora cuida mais do corpo e escolhe bem o que vai comer. Entre outros personagens com suas novas versões. É no mínimo curioso.
O primeiro número, sei que esgotou umas três tiragens... foi bem difícil de achar nas bancas na época do lançamento. Hoje já relançaram tanto que você até encontra mais facilmente todas as edições... Depois, as edições 2, 3 e 4 eu não acompanhei as tiragens, não sei se manteve as vendas... mas acredito que sim.Outra coisa que chamou a atenção, é que quando existe alguma coisa muito tradicional, sempre que vai haver uma mudança radical, muitas pessoas se manifestam de forma contrária... o que é certo nunca deve mudar e tal... foi o que aconteceu nesse caso. Não sei com que intensidade e as únicas formas de indignação que vi, foram na internet mesmo... Na minha opnião, é um pensamento antiquado... até porque, a edição da Turma da Mônica continua normalmente todos meses (semanas, sei lá) nas bancas... e a turma jovem veio para adicionar e não para substituir... Quem não gostar, não quiser ler, tem essa opção, não é obrigado... continua lendo o que gosta e deixa de ser chato rs...

Obrigado pela visita...

10 comentários:

Bandys disse...

Cassius,
AHHHHH lindo seu post, mas gostei mais do que voce falou la no esconderijo, hummmmmm kkkkk

Então ta em forma pra semana
beijos

Moni disse...

eu vi uma reportagem no uol e no jornal e me amarrei achei o maximo, principalmente pq eu era fã do gibi .. hehehe adorei! beijos

Monique Lôbo disse...

Oi Cassius, adorei esse post!!Adoro A Turma da Monica!!
Eu ouvi falar dessa turma crescidinha na tv,aí fique super curiosa e entrei no site e li a primeira edição,achei um barato, eu adoro essas continuações,saber como é que os personagens seriam crescidos e tal. Nunca mais fui no site, ele disponibiliza a revista, não sei se ainda está disponibilizando, mas me bateu uma cuiosidade pra saber mais, sempre desconfiei dessa relação meio amorr e ódio entre o Cebolinha e a Monica,rsrsrsrs!!!!
Adorei o post!rsrs!!

Bjãoo

Dany disse...

como a mônica e a magali ficaram gatas!! hehehehe... Os garotos, nem tanto!!
Eu achei super legal a iniciativa e qdo tiver a oportunidade, vou comprar um exemplar pra mim, pra apreciar e ver se era tão legal qto o infantil!!
Bjs

Camila disse...

Ai menino eu não sabia disso não
hahaha
queo ler também!
=)
vou procurar nas bancas fiquei curiosa hahahahhaah

bjo

Pod papo - Pod música disse...

Nossa! Eu não sabia dessa nova fase da turma da Mônica. Eu gostei, não tenho à reclamar não. Vai ser legal ler as historias deles agora adolescentes. Só não gostei da historia do beijo na boca rs...mas acho que não dá para abandonar os gibis deles pequenininhos afinal eles acompanharam nossa infância!

Beijão!

Sávio Christi disse...

Por favor leia tudo, sou o RPGISTA-ES do MercadoLivre e tenho seu e-mail salvo no meu Hotmail (apesar que também estou com um MSN novo, não sei se você viu; mas eu também sempre uso os 2 como e-mails normais); beleza?

Então, posso adicionar você ao Orkut? Eu acabo de lhe enviar uma Mensagem por lá; pode crer?

Agradeço e saudações para você!

P.S.: Adorei a matéria da Turma da Mônica Jovem; meus parabéns; agora falta postas as capas das Revistas; só isso; tranqüilo?

Simone Morais disse...

hehe! Retribuindo a sua visita ao meu blog ^^ Lá em Brasília tinha horas q tava muuuito seco, outras em que estava frio... uma loucura o clima de lá...
Adorei esse blog! Já vi algo sobre "Turma da Mônica Jovem", mas nunca li...

bjos!

Anônimo disse...

OOI tudo bem?!
eu amoo a turma da monica e queria muto saber qual é a historia q vc pegou dela e do cebolinha sentados conversando ainda crianças. valeu!

Cassius Vallim... disse...

Eu procurei no Google...

Para me seguir no twitter: http://twitter.com/cassiusvallim