sábado, 11 de outubro de 2008

Fala sério...

Dizer que não somos influênciados pela mídia que nos cerca, é a mesma coisa que dizer que não se molha quando sai na chuva sem estar protegido... E o pior, para a mídia, não existe proteção... Lembro-me de uma situação em que um amigo meu (que visita sempre o blog, mas nem sempre comenta rs), me disse: "Ouvi falar que o Ice-Coffe é bom pra caramba"... O Ice-Coffe é aquela latinha de café que como o próprio nome diz, vem gelado... péssimo, tanto que não durou nada no mercado brasileiro. Bom, eu perguntei pra ele: "Quem te disse?" e ele respondeu naturalmente: "O cara da propaganda" rs... Ok, ok, foi um exemplo tosco e que provavelmente ele estava brincando, apesar de não parecer, devido ser bem expontâneo, mas prefiro achar que sim rs... Mas é exatamente dessa forma que a propaganda mexe com a nossa cabeça... Nos faz querer, desejar, coisas que não precisamos... inúteis... porcarias... Talvez, alguém aqui seja formado ou esteja estudando publicidade propaganda e poderia nos explicar melhor... porque para mim, vai me desculpar, mas a propaganda nada mais é do que uma maquiagem em cima de uma coisa que nem sempre é boa, nem sempre é útil, etc...

A propaganda está em toda parte, TV, internet, revistas, onde quer que você olhe tem propaganda... e até acredito que sem ela, muitas coisas não teriam injeções de investimento para se desenvolver e as coisas seriam muito diferentes, talvez para pior... Mas o que não acho legal é a lavagem cerebral, muito mais em período de eleição quando tentam no pior sentido da palavra: nos vender gato por lebre...

Uma outra forma de publicidade inrrustida e sem sentido, já que não nos vende nada, apenas tenta de forma plausível, nos fazer copiar suas formas de agir, talvez até de pensar... são mensagens subliminares, como modos, rotinas, formas de agir e de falar... Um exemplo próximo, é a novelinha global que está na 15º temporada no mínimo: Malhação... foi nela que ouvi pela primeira vez as palavras: "Fala sério"... mermão, fala sério, eu achei rídiculo... numa escala de tosqueira, ela venceria com pontos máximos... Só que essas porcarias dessas palavras ficaram matutando... todo dia era: Fala sério pra lá... fala sério pra cá... Fala sério!!! Até que quando foi ver... estava todo mundo falando! Isso é uma besteira, que talvez não tenha mal nenhum... Mas se eles conseguem colocar coisas simples nas cabeças dos adolescentes, você acha que eles não conseguem por exemplo, eleger O presidente que eles querem?

Para esse outro tema, eu abro até um parágrafo novo... já que muitos meios de comunicação, formadores de opniões, tele-jornais e um em especial: a revista Veja! Não conseguem ser imparciais... muito mais quando fala do atual governo... e veja bem, eu não estou defendendo ninguém, apesar de ter minhas convicções políticas muito bem firmadas... Mas a revista Veja, por exemplo, ela taca o pau... fala mal pra cacete do governo de uma forma que nunca falou antes... e diz ser a revista que representa o povão... Mas se vocês forem folhar suas páginas, vai perceber que sua publicidade não é bem direcionada para o povão... com carros importados que estão muito longe de ser realidade para a grande maioria dos brasileiros. Bom, sinceramente e isso é uma opnião minha: o país está crescendo exponencialmente... pagou a divida externa que o outro governo tantou fez crescer, muito pelo contrário, o PIB sim cresceu e para resumir, é só assitir o jornal um dia e você vai ver só notícias boas falando do nosso país. A não ser quando o flamigerado cineasta fracassado e mimado Arnaldo Jabour, nem um pouco imparcial, aparece para falar suas palavras difíceis e que enche de emoção negativa todo mundo que assiste.

Não queria cair para o lado da política no texto, mas as vezes é inevitável... e mesmo assim, falei só um pouquinho rs... Até porque, se eu começar a falar, eu não paro mais e essa atualização que já tá gigante, vai ficar maior ainda... e aí é que ninguém vai ler mesmo! rs...

Meu primeiro post um pouco mais polêmico, vamos ver o que vai dar rs... e gostei da idéia das menagens subliminares... outro dia vou falar sobre isso... ou não.

Obrigado pela visita.

12 comentários:

anderson eduardo disse...

Meu amigo, e o pior que tem gente que fica alienado com a tv, nao sai da frente nem pra comer.... tem cada droga pesada por ai na tv, malhação, e por ai vai..... abração bom dia..... belo texto, gostei

Dany disse...

dizem que propaganda enganosa é crime e só o que vejo é propaganda desse tipo... um exemplo básico são as propagandas de xampu. Dizem que fazem milagres, quando a pessoa compra, o cabelo fica uma bucha.... outro exemplo são aqueles produtos que rejuvenescem... mas cadê que aquilo faz algum efeito? Rum... isso deveria dar cadeia!!
Bjs

Vivian disse...

...não pude me conter em gargalhar com o comentário da Dany e seu shampoo...rsss...consegui imaginar
o cabelo virando bucha.....................kkkkkkkk....ai,ai...e o pior é que ela tem razão...porque se andamos por aí nas lojas de produtos 'milagrosos' onde vendem até cinza pro capeta, contanto que vc compre qqr coisa,
as vendedoras já estão escoladas
para mentir e nos fazer levar o
creme que acaba com as rugas
na segunda semana, o shampoo que deixa seu cabelo lisinho, mesmo se o cabelo for igual da Elza Soares...rsss...o batom que aumenta
os lábios, o perfume que atrai namorado rico, e por aí vai...com essa eu me esbaldei por aqui, e é claro que vc tm toda razão...onde eu assino este protesto??


bju, lindo!

Camila disse...

Mas fazer posts polemicos é legal oras! hahahah

Creio que o instrutor não tenha dito aquilo por maldade haha pode ser inocencia minha né masss nunca se sabe! =)

beijo

Dani Marino disse...

Televisão é praticamente um mal necessário,quem consegue viver sem ela?quando não é a TV,é a net que manda em nossas vidas,mas enquanto houver pessoas que questionem tudo que tentam nos empurrar,ainda há esperança para o mundo!Parabéns pelo blog! ;-)
Daniela
http://littlecinammon.blogspot.com/2008/10/mulher-fil.html

Pétala disse...

É o resultado do progresso indiscriminado, eu acho q apesar da mídia vender muito com as propagandas, as mensagem subliminares são as q representam maior perigo, pois até em um "aparentemente" inofensivo desenho animado elas estão lá, escondidinhas, mas estão, atingindo seu principal alvo, e com sucesso.

bjos e ótima semana!

Anônimo disse...

Não entendo porque algo que poderia ser interessante e dar o exemplo é tão mal utilizado, parece que mais nada no mundo é totalmente confiável, em tudo há interesse.

Te amo !

Beijoss

Pod papo - Pod música disse...

Oi Cassius..pois é, postamos so bre o mesmo assunto..é que nossas mentes estão na mesma sintonia (rs)..
O teu texto ficou perfeito, legal mesmo. Eu concordo com cada vírgula que você escreveu. Eu sou contra essas peças publicitárias em campanhas políticas porque ganha quem fizer a melhor propaganda e não quem tem mais capacidade e melhores propostas. Eu fiz 1 semestre de publicidade e propaganda e foi o suficiente para eu desistir, esse lance de induzir o consumismo não tem muito haver comigo não. Eu sempre reparei nisso que você falou sobre produtos inúteis que a propaganda faz ser a melhor coisa do mundo, inclusive, eu trabalhei minha inteira com vendas e aprendi a fazer isso..um produto completamente desnecessário para a nossa vida, eu tinha que transformá-lo em algo indispensável. Só que eu me sentia mal por isso!!!
Aquele Shop Time e outras empresas do mesmo segmento..são mestres em fazer esse tipo de coisa. Eu gosto muito do governo Lula, sempre vejo boas notícias, eu até que gosto de algumas coisas que Arnaldo Jabor fala, mas não todas, quando ele fala sobre relacionamentos amorosos, eu quase sempre discordo, ainda não li nada sobre o que ele falou do governo mas pelo que vc escreveu, coisa boa não é. Aquela expressão "rolou uma química" ouvimos pela primeira vez na TV..a televisão dita padrões sim!

Beijos!

Bandys disse...

Concordo com vc.
Não assisto TV faz tempo, só jornal, e mesmo assim tem dias que nem isso. A propaganda esta em todo canto, revista, tv, outdoor, papelzinhos na rua(horror), radio e etc...acho que o povo é consumista e sendo a propaganda a alma do negocio, não falta nada.

Beijos

Camila disse...

E aiii foi pro shopping com seus sobrinhos?! haha
ontem meu irmão foi entregar o presente que ele comprou pra minha afilhada! =)

bjo

Anônimo disse...

Ameei o texto, concordo com vc, o pessoal mete o pau no pais, mas concordon está melhorando, o problema é que é um processo lento, e num vão ser nem em 4 nem em 8 anos que isso vai se resolver!!

E em relação a lavagem cerebral da mídiaa, é inevitável, por isso eu tento ficar o mais afastada dela possível!!

Beijoooes saudade de vc lá no meu blog!

Moni disse...

nem me fale nisso. eu sou mestra em comprar coisas pq vi na tv hahahaha e minha irma então? todos os produtos q anunciam ela tem em casa principalmente os de emagrecer, os de gel, os de choque, os de tomar, os de passar... os de exercitar .. enfim tudo q vc imaginar... hahahaha beijoss

Para me seguir no twitter: http://twitter.com/cassiusvallim