terça-feira, 7 de outubro de 2008

Entenda a Crise Financeira...

...de um modo fácil e rápido!

A explicação em língua 'brasileira'...
Entendendo a complexidade da crise subprime.

É mais ou menos assim:
O seu Zé tem um bar, na Vila Carrapato, e decide que vai vender cachaça 'fiado' aos seus leais fregueses, todos bêbados, quase to
dos desempregados e a grande maioria na merda.

Porque decide vender a crédito (fiado), ele pode aumentar um
pouquinho o preço da dose da branquinha (a diferença é o sobrepreço que os pinguços pagam pelo crédito).

O gerente do banco do seu Zé, um ousado administrador formado em curso de emibiêi, decide que as cadernetas das dívidas do bar constitui, afinal, um ativo recebível, e começa a adiantar dinheiro ao estabelecimento tendo o pindura dos pinguços como garantia.

Uns seis zécutivos de bancos, mais adiante, lastreiam os tais recebíveis do banco, e os transformam em CDB, CDO, CCD, UTI, OVNI, SOS ou qualquer outro acrônimo financeiro que ninguém sabe exatamente o que quer dizer...

Esses adicionais instrumentos financeiros, alavancam o mercado de capítais e conduzem a que se façam operações estruturadas de derivativos, na BM&F, cujo lastro inicial todo mundo desconhece (as tais cadernetas do seu Zé, ai meu Deus).
Esses derivativos estão sendo negociadas como se fossem títulos sérios, com fortes garantias reais, nos mercados de 73 países.

Até que alguém descobre que os bêubo da Vila Carrapato não têm dinheiro para pagar as contas e o Bar do seu Zé vai à falência.

E aí toda a cadeia sifú. Deu pra entender?

Se preferir, eu desenho rs:Clica na imagem para aumentar.

Então, é isso aí...
Crédito do texto: Email que o Iiiiiigor me mandou...
Desenhos: Alguns sites que procurei e não lembro quais...
Obrigado pela visita...

6 comentários:

Anônimo disse...

Hahahahahahaha - Olha! foi demais essa pop tradução. Vamos te eleger pra porta-voz do povão. Valeu, me rendeu gargalhadas.
Beijos
angel

Bandys disse...

Oii,
Tambem recebi por email....é isso neh?

Olha sobre poetas tem tantas definições...

O poeta não morreu, foi ao inferno e voltou. Conheceu os jardins do Éden e nos contou...

Rumo aos 2.000. Legal!

Beijos

Pétala disse...

Legal essa forma q vc colocou...
bjos!

Carlos Henrique Leda disse...

Fantástica a definição.
E saber que esta desgraça toda é por causa de umas pessoas com MBA que querem ganhar mais e mais, mesmo sobre o fiado dos outros.

anderson eduardo disse...

Pronto, assim fica mais facil e didático o aprendizado... valeu pela explicação.... boa metade de semana

Pod papo - Pod música disse...

É...
um amigo meu tava tentando me explicar o que está acontecendo com a economia mas, eu tava entendendo nada. Agora ficou mais fácil, agora eu entendi o que o meu amigo tava falando, ele disse que estavam negociando dinheiro que na verdade eram só papéis mas, não tinha dinheiro no banco, uma coisa assim.

Beijos!

Para me seguir no twitter: http://twitter.com/cassiusvallim