segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Ressaca em Santos no dia 08/09/2009.

Fotos tiradas por algum morador que não faço idéia quem seja, mas que deve morar em um daqueles prédios tortos da orla da praia de Santos... e que recebi por email... A minha pergunta é: Se já está assim agora, você imagina daqui a 50 anos?Não, essa foto não foi tirada lá daquelas ilhas da indonésia... não é tsunami... não teve abalo sísmico e nem caiu um meteoro no oceano, como nos filmes hollywoodyanos, foi apenas uma ressaca somada a uma frente fria... que vou te contar, nem foi tão fria assim...Agora, vai me dizer que o nível dos oceanos não está subindo? Que é frescura? Que pode poluir tudo e que se foda a camada de ozônio? Passou da hora de rever os conceitos... o mar vai subir... cada vez mais... e logo vai começar a bater na calçada dos prédios... e aqueles que tiverem garagens subterrâneas... é bom começarem a pensar em guardar apenas barcos lá... porque mais cedo ou mais tarde... o mar vai chegar.
Essa não foi a primeira vez que aconteceu, muito pelo contrário, essa situação está se repetindo com frequência... e não tem muito o que fazer... se o mar subir ele vai arrastar tudo... e o que poderia ser feito, já não pode mais... pois pode ser que chegamos num ponto irreversível... e espero do fundo do coração que eu esteja errado!
A natureza demora pra responder... a gente vai ferrando com o planeta... e ela vai aguentando... não é imediato... mas o foda é que quando ela resolve contra-atacar... meu camarada... o bicho pega... e infelizmente... na velocidade que está, não dou 50 anos pra esse mar tomar toda a orla da baixada santista.
Eu tenho menos de 30 anos de idade... e sei que nunca teve isso anos atrás... o mar nunca subiu dessa forma... e hoje em dia acontece com uma certa frequência... o que me leva a pensar: Se em menos de 30 anos o mar já subiu tudo isso... imagina daqui mais 30... chutando um pouco mais alto... daqui a 50 anos? Vai ser catastrófico...
Foto acima e a de baixo são da passarela que passa por cima do canal que cruza a areia da praia de Santos... não sei qual canal que é... também, o mar engoliu tudo... inclusive a passarela...
Em São Vicente, cidade colada em Santos, acontece a mesma coisa... Na praia do Gonzaguinha as ondas batem com violência no calçadão (que já foi reformado inúmeras vezes)... e até proporciona algumas imagens muito bonitas, como essas mostradas a baixo:
O muleque indo surfar e já quase pega um tubão antes de entrar no mar (foto abaixo):Povo brasileiro, como gosta de bagunça... e que pode até não ser feliz, mas é alegre pra caralho... aproveita para brincar nos vagalhões de água que jorra quando a onda bate na calçada... brincadeira perigosa e inconsequente... mas que ninguém nem liga muito pra isso:Se um maluco desse cai na água, vai ser jogado tantas vezes contra a parede que vai virar carne moída... e a grande maioria são crianças... Graças a Deus, que eu saíba, nessa brincadeira não aconteceu nada... mas na próxima... vai saber... Nessa praia, uns anos atrás, quando eu era muleque, sei que tinha uma faixa de terra de uns 30 metros... Hoje em dia, mesmo sem ressaca... mesmo sem a maré estar alta... com a maré parada... já não existe mais nada de terra... e como eu disse... isso em menos de 30 anos!
Onde vai parar?

.

6 comentários:

Rosangela Silva disse...

Caracaaa, em shock com essas ftos ae!

Moni disse...

nossa...nem sei onde isso td vai chegar!!! lamentável

Jubbs disse...

essas fotos de são vicente foram tiradas no dia 08 tbm?

Cassius Vallim... disse...

Não... foi de outros dias... no dia 8 eu não sei como estava, mas devia estar assim pra pior.

Unknown disse...

Amo São Vicente e fico muito triste que essa cidade possa sumir do mapa.

Ribeiro_Diderot disse...

Estamos em 2010 e parece que a coisa piorou! os canais em Santos estão soterrados de areia, na ponta da praia a areia sumiu ao ponto de deixar os encanamentos expostos na areia... seinão!!!

Para me seguir no twitter: http://twitter.com/cassiusvallim