segunda-feira, 17 de junho de 2013

A Copa do "outro" Mundo!

Estava para escrever esse texto faz tempo, mas achei que talvez minha idéia principal e racional, fosse rivalizar com a ira e o sentimento de impotência, por ser um escravo do sistema que esta pouco se fudendo lixando pro seu povo. Mas agora, movimento político ou não, o povo foi pra rua e esta mostrando insatisfação, mostrando que não somos impotentes porra nenhuma. Fui surfar, coloquei a cabeça no lugar e decidi: que rivalize o racional com o que sinto e foda-se essa mistura é o que forma minha personalidade e logo, quem eu sou.

Falar que a Copa do Mundo, Copa das Confederações e as Olimpíadas é ruim para um país, sinceramente, é de uma ignorância tremenda. Esses eventos colocam o país no mapa, atraem investidores, dinheiro e emprego a longo prazo. Isso não sou que estou dizendo. Isso é fato!  Mas...

"O que esta errado então?"
O que esta errado e sempre esteve, foi a forma como tudo isso foi conduzido. O errado não é ter Copa, o errado é usar a Copa pra roubar, desviar e superfaturar as obras da Copa! Isso sim é errado!

Quanto a infraestrutura, brother, todo mundo sabia que não ía ser das melhores na maioria dos estádios, era acreditar em contos de fadas... Mas, deve estar ao menos apresentável... Quando uma pessoa sai do seu país, da sua zona de conforto e vai conhecer outro, ela sabe que não vai ser tudo certinho, toda cidade do planeta tem seus problemas... as de primeiro mundo inclusive e talvez até mais do que os subdesenvolvidos... A Copa da África mesmo, quem soube dos problemas que os gringos enfrentaram quando foram lá assistir os jogos? Você soube se havia banheiro para todo mundo? Hospital para todo mundo? Estrada? Transporte? Não sei... Com certeza teve muitos problemas, acredito que muito mais problemas do que os que vão aparecer no Brasil. Agora, o que ficou disso tudo? Os africanos recuperaram o que foi investido no evento em 2 anos. A visibilidade de mostrar que na África não tem só leão, elefante e macaco, foi fundamental pra isso. O que temos que mostrar é a boa vontade, o esforço e a dedicação de um sistema voltado para o desenvolvimento do país. Temos que mostrar que no Brasil não tem só futebol, bunda, carnaval e índio, porra no Brasil quase nem tem mais índio. Mas pergunta para algum gringo o que ele acha do Brasil?

Sinceramente, não sei como foram as obras na Copa da África, mas acredito que em nenhum outro país do mundo exista tanta corrupção quanto aqui no Brasil e, talvez por isso, a África recuperou o investimento em dois anos. Quanto no Brasil, talvez demore muito mais.

Por exemplo, a escolha das cidades para sediar os jogos. A maioria foram boas escolhas, óbvio, não dava pra errar tanto assim. Mas ai você vê algumas cidades como por exemplo: Cuiabá e Manaus... são dois estádios que não vão ser mais utilizados para jogos oficiais. Outra cidade, mas por outros motivos inviáveis, você encontra Brasilia, porque ninguém fica surpreso, né? Acho sim que deveria ser escolhido por ser a capital do país, tudo bem, mas uma obra que começou com 500 milhões de reais no orçamento, estourar para 1,5 bilhões? Fala sério, para sediar dois, no máximo três jogos? Inviável por causa do desvio de verba, não pelo histórico da cidade. Agora me fala, deixar Belém com o estádio Mangueirão, que toda semana comporta milhares de torcedores que vão para assistir Paysandu, Remo e Tuna Luso de fora!? Porra! Esse estádio sim deveria ser reformado... seria utilizado muito mais depois da Copa!


São Paulo tem três estádios que poderiam sediar a Copa: Morumbi, Palestra Itália e Vila Belmiro hauhauhaua Pacaembu. Sinceramente e não é porque sou corinthiano rs, mas o Morumbi, apesar de ser um ótimo estádio, espaçoso e tal, não conta com estacionamento grande o suficiente e é uma merda horrível estacionar lá. Em jogos contra o Corinthians  e quando o Corinthians mandava os jogos dele lá, eu cansei de ir e estacionar a trocentos quilometros do estádio, pagar 100 reais pro guardador de carro irregular, deixar meu carro na rua e não ter certeza se ele estaria lá na volta. Em shows grandes você também passa por esse problema. No Palestra Itália, que esta terminando de ser reformado e esta ficando muito bonito (apesar do excesso de verde rs), eu vou ser sincero, nunca fui, nunca pisei lá dentro e conheço muito pouco a área do estádio. Acredito sim que seria uma boa opção, talvez. Já o Pacaembu, teria que passar por uma reforma para aumentar o número de torcedores, assim como todos os outros de SP, mas por ser da prefeitura, acredito que seria a melhor opção de todas. E ai (agora que tiro minha camisa do Timão pra falar isso rs), vem o estádio do Corinthians... tem espaço de sobra, vai revitalizar uma área não tão bem vista pelo resto dos paulistanos, fácil acesso de carro, por metrô, trem ou ônibus... estádio novo, moderno, esta ficando monumental, etc... Mas para mim, politicagem pura, assim como todos os outros... Junto ao Maracanã e o Estádio Nacional de Brasilia, são os três maiores investimentos e, com isso, os maiores desvios de verba da Copa. Vergonhoso e o que esta tirando a magia de se ter uma Copa do Mundo no Brasil.

 
Resumindo: a Copa vai ser boa pro país, tenho certeza. Os investimentos, se fossem somente a favor da Copa, seriam menores e bons investimentos. Mas o que torna a Copa ruim, são todas as decisões dos políticos que visam apenas o seu bolso e encontraram na Copa, uma ótima via de acesso para o dinheiro chegar até ele.

Viva o Brasil.

Nenhum comentário:

Para me seguir no twitter: http://twitter.com/cassiusvallim