A procura por boas ondas pode levar um surfista a explorar paraísos e descobrir belezas naturais ímpares. Foi o caso do colega Cassius Vallim, Técnico de Operação Junior de Hidrotratamento e Coque, que esteve no arquipélago de Galápagos, no Oceano Pacífico, situado a cerca de mil quilômetros do Equador.
O local é um dos poucos no mundo onde as ilhas vulcânicas mantiveram-se isoladas do continente por milhões de anos, abrigando inúmeras espécies de animais exóticos que só se encontram lá e hoje convivem naturalmente com os turistas. Iguanas-marinhas, tartarugas gigantes, atobá-de-pés-azuis, lobos-marinhos, golfinhos, pelicanos, arraias e até mesmo tubarões foram alguns dos companheiros do nosso colega e de sua namorada, que também participou dessa jornada.
“A princípio, escolhi o lugar para surfar. Mas descobri que o arquipélago pode oferecer muito mais”, afirma Vallim, lembrando que fez a viagem em suas primeiras férias após ter ingressado na Petrobras, em 2006.
Uma experiência marcante foi jantar em um restaurante em frente à praia, com centenas de leões-marinhos na areia. Outra foi na Ilha de San Cristóbal, primeira parada do casal, onde participou de mergulhos em meio a dezenas de tubarões. Nessa etapa, conheceram ainda Puerto Chino, “praia paradisíaca, semelhante à do filme ‘A Praia’”; e visitaram o Instituto Galapaguera, que atua na preservação das tartarugas gigantes.
Já nas ilhas de Santa Cruz, Isabela e Baltra, Vallim foi a diversos locais onde a natureza se sobrepõe à presença do homem, como no vulcão Serra Negra, o segundo maior do mundo, com 10km² de cratera (que entrou em erupção pela última vez em 2005) e no vulcão Chico, onde se pode andar no núcleo seco.
Conforme o relato de Vallim, em Galápagos são encontradas diversas estátuas e referências ao inglês Charles Darwin, que realizou pesquisas no arquipélago quando fazia os estudos para o seu livro “A Origem das Espécies”, em que detalhou a teoria da evolução por seleção natural.
...
Essa foi a primeira matéria sobre viagem que saiu pro jornal do meu trabalho... achei interessante... Fui buscar umas fotos do campeonato de surf que participei lá no setor de comunicação (foto ao lado) e comentei sobre essa viagem que íria fazer. Daí surgiu a idéia: "Tira bastante foto pra gente fazer uma matéria"... Assim abriu uma porta que não pretendo fechar rs... e espero render mais assuntos, sobre outros lugares...
Abaixo, alguns links que complementaram esse texto:
Primeiras perguntas do jornalista sobre essa matéria estão aqui!
2ª parte das perguntas do jornalista sobre essa matéria estão aqui!
Outros assuntos referentes a essa viagem estão aqui!
2ª matéria do jornal do trampo, sobre a Indonésia, só clicar aqui!
2ª parte das perguntas do jornalista sobre essa matéria estão aqui!
Outros assuntos referentes a essa viagem estão aqui!
2ª matéria do jornal do trampo, sobre a Indonésia, só clicar aqui!
Agradeço a visita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário