
Dizer que não somos influênciados pela mídia que nos cerca, é a mesma coisa que dizer que não se molha quando sai na chuva sem estar protegido... E o pior, para a mídia, não existe proteção... Lembro-me de uma situação em que um amigo meu (que visita sempre o blog, mas nem sempre comenta rs), me disse: "
Ouvi falar que o Ice-Coffe é bom pra caramba"... O Ice-Coffe é aquela latinha de café que como o próprio nome diz, vem gelado... péssimo, tanto que não durou nada no mercado brasileiro. Bom, eu perguntei pra ele: "
Quem te disse?" e ele respondeu naturalmente: "
O cara da propaganda" rs... Ok, ok, foi um exemplo tosco e que provavelmente ele estava brincando, apesar de não parecer, devido ser bem expontâneo, mas prefiro achar que sim rs... Mas é exatamente dessa forma que a propaganda mexe com a nossa cabeça... Nos faz querer, desejar, coisas que não precisamos... inúteis... porcarias... Talvez, alguém aqui seja formado ou esteja estudando publicidade propaganda e poderia nos explicar melhor... porque para mim, vai me desculpar, mas a propaganda nada mais é do que uma maquiagem em cima de uma coisa que nem sempre é boa, nem sempre é útil, etc...

A propaganda está em toda parte, TV, internet, revistas, onde quer que você olhe tem propaganda... e até acredito que sem ela, muitas coisas não teriam injeções de investimento para se desenvolver e as coisas seriam muito diferentes, talvez para pior... Mas o que não acho legal é a lavagem cerebral, muito mais em período de eleição quando tentam no pior sentido da palavra: nos vender gato por lebre...
Uma outra forma de publicidade inrrustida e sem sentido, já que não nos vende nada, apenas tenta de forma plausível, nos fazer copiar suas formas de agir, talvez até de pensar... são mensagens subliminares, como modos, rotinas, formas de agir e de falar... Um exemplo próximo, é a novelinha global que está na 15º temporada no mínimo:
Malhação... foi nela que ouvi pela primeira vez as palavras: "
Fala sério"... mermão, fala sério, eu achei rídiculo... numa escala de tosqueira, ela venceria com pontos máximos... Só que essas porcarias dessas palavras ficaram matutando... todo dia era:
Fala sério pra lá... fala sério pra cá... Fala sério!!! Até que quando foi ver... estava todo mundo falando! Isso é uma besteira, que talvez não tenha mal nenhum... Mas se eles conseguem colocar coisas simples nas cabeças dos adolescentes, você acha que eles não conseguem por exemplo, eleger
O presidente que eles querem?

Para esse outro tema, eu abro até um parágrafo novo... já que muitos meios de comunicação, formadores de opniões, tele-jornais e um em especial: a revista Veja! Não conseguem ser imparciais... muito mais quando fala do atual governo... e veja bem, eu não estou defendendo ninguém, apesar de ter minhas convicções políticas muito bem firmadas... Mas a revista Veja, por exemplo, ela taca o pau... fala mal pra cacete do governo de uma forma que nunca falou antes... e diz ser a revista que representa o povão... Mas se vocês forem folhar suas páginas, vai perceber que sua publicidade não é bem direcionada para o povão... com carros importados que estão muito longe de ser realidade para a grande maioria dos brasileiros. Bom, sinceramente e isso é uma opnião minha: o país está crescendo exponencialmente... pagou a divida externa que o outro governo tantou fez crescer, muito pelo contrário, o PIB sim cresceu e para resumir, é só assitir o jornal um dia e você vai ver só notícias boas falando do nosso país. A não ser quando o flamigerado cineasta fracassado e mimado Arnaldo Jabour, nem um pouco imparcial, aparece para falar suas palavras difíceis e que enche de emoção negativa todo mundo que assiste.
Não queria cair para o lado da política no texto, mas as vezes é inevitável... e mesmo assim, falei só um pouquinho rs... Até porque, se eu começar a falar, eu não paro mais e essa atualização que já tá gigante, vai ficar maior ainda... e aí é que ninguém vai ler mesmo! rs...
Meu primeiro post um pouco mais polêmico, vamos ver o que vai dar rs... e gostei da idéia das menagens subliminares... outro dia vou falar sobre isso... ou não.
Obrigado pela visita.