sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Garota Exemplar (Gone Girl) - filme

"Garota Exemplar", tinha ouvido falar muito bem desse filme e hoje resolvi assistir. Sabia da existência do livro que deu origem ao filme, mas não cheguei a ler e agora que vi o filme, decidi que não vou ler mesmo. Não que o filme seja ruim, mas não é o tipo de história que gostaria de ler. O filme é mais rápido, então achei até bom, não me arrependo...

Alguém pode perguntar: "Porque perder tempo então escrevendo no blog sobre o filme? Sendo que tem pouquíssimos posts sobre filmes aqui nesse blog."... concordo e geralmente comento sobre filmes que gosto... que gosto muito rs. A resposta é que esse filme toca em alguns assuntos polêmicos (porém atuais e que reflete nossa sociedade atual), assuntos paralelos a trama principal e que se não prestar atenção, não que passe despercebido, mas a maioria das pessoas não dariam a importância que eles tem.

Bom, o filme (+/- sem spoiler rs) fala sobre um casamento ruim, desgastado, entre um marido infiel (Ben Affleck) e a esposa psicopata (Rosamund Pike). A história é bem tramada, com alguns altos e baixos, mas nada demais, nada de inédito rs... já o final, achei inesperado e deixa margem para interpretação do telespectador.

"Mas quais os motivos do post? Fala logo!"  Então, essa é a base do filme, mas... tirando isso, ele me fez pensar em duas coisas cotidianas e uma terceira bem longe da gente (graças a Deus ou não), por enquanto e que falo depois.

 As duas primeiras são: o filme nos mostra uma mídia tendenciosa, pouco preparada e que divulga a história do jeito que quer, sem se preocupar com a veracidade dos fatos. No filme fica claro que apesar da irresponsabilidade da notícia, eles usam do "achismo" apenas para ganhar ibope e criar uma história em que todos se envolvam e despejam opiniões sem provas. Já a nossa realidade, a mídia também é tendenciosa e imparcial, mas no nosso caso, ela tem seus próprios interesses... de negócios e financeiros, muito além do que a gente imagina. Por isso nos escondem algumas coisas e nos mostram outras, muitas vezes sem provas e sem responsabilidade nenhuma. Acima de tudo sobre a política.

No filme você vai perceber que esse sorriso do Ben Affleck tem tudo a ver com o assunto rs:

A segunda está ligado diretamente com a primeira, pois se trata de um público que acredita em tudo que vê na TV, agindo como gado e sendo levado a agir como massa de manobra. Num filme de, sei lá, duas horas de duração, o público mudou de opinião duas ou três vezes, somente pelo que passou nos telejornais e no final... cara, no final o povo ficou achando que era uma coisa e... a não ser que tenha um segundo filme, o que acho que não vai ter, eles vão continuar alienados... sem ter a mínima noção do que aconteceu... mas suas opiniões eles tem e são bem sólidas nos seus pensamentos e rédeas! Assim como acontece e muito aqui no Brasil... "eu vi, apareceu na TV! Eu li na revista!". Muitas pessoas na ânsia de encontrar um culpado acaba agindo por impulso e o ódio que a mídia semeia é colhido na sociedade.
Chega a ser ridículo, mas é o que acontece, infelizmente.

O terceiro é sobre pena de morte, assunto embaçado ao extremo e que, muitos Bolsonaros por ai, acreditam ser a solução. Honestamente, não tenho uma opinião formada sobre isso ainda, talvez nunca vá ter... preciso aprender, preciso crescer muito como pessoa, elevar muito o meu espirito e para só depois, talvez um dia... poder dar um veredito, dar minha opinião. Mas sei de duas coisas: ódio não é motivo para decidir um assunto tão delicado como esse e que teria morrido um inocente no filme por injeção letal, caso não desenrolasse a trama do meio pro final. Como é um assunto polêmico, mas que esta distante de nós, pelo menos por enquanto, não vou muito longe com essa dissertação rs.
Resumindo: filme bom, recomendo!

Galera, não sou crítico de cinema, nem nada parecido, minha visão é de um simples telespectador, que gosta de falar sobre algumas coisas, pensar em voz alta, publicar e não deixar assuntos que acho que devam ser expostos... somando a minha humilde opinião enterradas na minha cabeça rs.

Obrigado pela visita!

Para me seguir no twitter: http://twitter.com/cassiusvallim